sábado, janeiro 23, 2016

Exodo Rural


            Somos energia, com forma, talvez, mas essencialmente energia. Durante horas, em Arcossó, discutiu-se a hipótese de não sermos mais do que pontos de luz, parecidos com estrelas. E convém ouvir Ligeti, a Lux Aeterna, enquanto se pensa nisso.
            Estão três marcianos dentro de um ponto de luz. Cada um deles é, também, um ponto de luz e estão a analisar a conversa de três humanóides, que estão a pôr a hipótese de ser apenas três pontos de luz. São três pontos de energia que escutam três pontos de energia que põem, seriamente, a hipótese de ser apenas três pontos de energia. Uma valente ficha tripla.
            E lá vinha a nave, silenciosa, obedecendo a todos os sinais de trânsito. Lá vinha a nave, com o guitarrista, a bailarina, as três crianças e o Martinho, mais a guitarra, as malas dos livros e a roupa.
            Os marcianos estão perplexos. Mas que é isto? Alguém se interroga, seriamente, sobre as primeiras interrogações. Nada o faria prever.
            Ás vezes, é complicado programar uma boa rota de férias. Ele há gente com mais capacidade para isso. Confesso que esta não lembra facilmente.
            Temos um carro. Comercial. Dois lugares e rede. O condutor leva a guitarra, duas pastas carregadas de livros, mais a mala da roupa. A companheira tem a sua bagagem necessária, uma criança no ventre, mais outras três, que vão deitadas em cima dos sacos, mais a bagagem delas todas. Ainda falta o Martinho, cão corpulento e idoso que também tem que ir.
            “Tem que ir. Sem o Martinho não vou. Vamos de noite, que é para a polícia não nos multar”. E foram.