quinta-feira, janeiro 28, 2016

 Pensador

            Esta a história do pensador que admitia não conhecer os seus princípios,  mas saber que lhes obedecia. Um asceta, meditando à hora de Horus, deus das horas divinas e outras. Um espírito universal capaz de todas as religiões. São deuses egípcios que lhe assaltam as células a meio da tarde, a transmigração das almas, Empédocles lembrava-se de ter sido peixe e alga, sem dúvida possuidor de uma memória milenar!
            Apareceu como uma nebulosa nas catacumbas do espírito, metamorfose cascavel subindo o rio. Aparentemente tudo fazia ainda parte do sistema solar. Chegaram a dizer-lhe que se calasse, que estivesse quieto, mudo, que as aves ainda cantavam, mas que essa noite seria diferente. Não entraria por essa porta porque aberta. A delícia do desconhecido é uma porta fechada.
            O seu mundo é feito de esferas verdes, tanto quanto possível do seu amor à natureza, mesmo quando ela se trabalha de sol a sol. Corpo feito instrumento, carne queimada, tudo por um quinhão de existência, vida. Eles não querem de cultura, porque nunca ócio, nunca tédio, eles é que sabem do gosto de ser. Afinal são os donos das primeiras essências, que se o homem tivesse ficado a pensar tinha morrido à fome!
            Mas isso foi há mais de muitos anos. Nada mais que latidos na madrugada, saudade do silêncio, asfixia citadina em nebulosas sensações esféricas, qual cão teimando em apanhar o rabo. Maio, Maio azul ou parcial, rimoso, enlodoado como os seus dias.
            A razão inquisidora aprofunda os campos férteis do medo às instituições. Nisso havia lucro daquele fácil, de todo o tipo de colónias. A razão dos campos férteis do medo. Quantos desejaram nunca ter nascido... Uma balada do oeste, Bob cantava-a de coração, quando ainda havia coração para cantar baladas. A vida é feita de bocados. Quando trouxeram o enxota-moscas esqueceram o insecticida. Deitaram-se de manhã com as últimas estrelas, escreveram canções, pedreiraram ritmos, África, Artaud e os mexicanos, viajaram no gado, deitando laços. Que o importante era pensar em grande, mas nunca teria metade do Minheu.

_____